O JORNALISMO MORREU !

fevereiro 10, 2007

Sociedade da Raiva - a gênese

14:54 tadeu.sarmento: Estou seriamente pensando em estudar medicina para me especializar em proctologia

pelo menos vou enfiar muito antes de enfiarem em mim

mim: um futuro escolhido a dedo

14:55 ou entao, auto-preenchimentos de vazio interior

tadeu.sarmento: ah ah ah Boa seu Rocha, o senhor está imbatível hoje

mim: to com um humor terrivel, chapa

tadeu.sarmento: Então vamos falar sobre ira

O senhor concorda que vivemos uma época de complacências? de tapinha nas costas?

mim: so na area literaria ou em geral ?

14:57 tadeu.sarmento: Geral, em específico na literária

14:58 mim: na literaria: eu me cansei desse mundo onde sobejam carpinejares e galeras.

14:59 eu tao somente e cada vez mais prezo os meus amigos

15:01 tadeu.sarmento: Tem um filósofo alemão muito bom chamado Peter Sloterdijk

15:02 Li o "Regras para o parque humano" dele (que ainda é vivo)

Mas o fino do tutano de sua obra é um livro chamado "Ira e tempo"

Logo vai sair traduzido para o Brasil

15:03 No "Ira e Tempo" pelo que li na net, ele defende que a ira tem um valor histórico e que reprimi-la gera efeitos paralisantes

15:04 Desde já uma leitura mais que recomendada, assim que sair o livro devemos comprar

Podemos formar uma Sociedade Secreta

Nos juntaremos só para sentir raiva dos outros. Que tal?

mim: somente se rolarem atos raivosos. a expiaçao pela ira, o acerto do mundo pela tormenta sentimental aplacada

tadeu.sarmento: Podemos discutir o assunto, deliberar em assembléia

mim: lembrei agora daquela musica dos inocentes

q dizia

a raiva vai nos salvar

tadeu.sarmento: Fico puto, por exemplo, que escritores só sabem reclamar

Agora com essa bolsa da petrobrás, um monte saiu metendo o pau na iniciativa

tadeu.sarmento: E quando não havia bolsa: reclamavam

15:10 O que fode os escritores é essa postura romântica

De dizer: "não escrevo encomendado"

Acho que isso fere a genialidade açucarada deles

mim: uai, todos nos nao queremos viver de literatura ?

15:11 tadeu.sarmento: O fato é que: não existe encomenda quando opera a fatalidade

Eu, por exemplo, continuarei escrevendo, com ou sem bolsa

15:12 Não vejo mal algum em receber por uma coisa que eu faria e farei mesmo sem um puto no bolso

mim: tadeu, meu caro amigo, vou te falar algo bem serio

[serio mesmo, sem sacanagem, porra !]

a literatura ja me deu o q deveria ter dado

uma esposa, um filho, uma oportunidade em uma outra cidade e amigos importantes como vc

15:13 tadeu.sarmento: Digo o mesmo seu Rocha, só não ganhei o filho (por enquanto)

15:14 O que me entristece é ver um puta escritor - e não estou fazendo média - como você, se cansar dessa merda

Porque é uma merda

E o pior é que o senhor tem razão

Razão de se cansar

15:15 mim: tadeu, a gente faz parte de uma linhagem de escritores q nao interessam, pq nao somos complacentes, fofinhos e micheteiros queridinhos de midia

isso é profundo, politico e contundente ?

nao

so algo da natureza da gente

15:17 tadeu.sarmento: Concordo em gênero número e grau. Mas é uma pena, quer dizer, fico pensando no João Filho, sabe? Que é - na minha opinião - o melhor de todos nós.

15:18 Quer dizer: e nada aconteceu com ele. Só oba-oba.

Isso é triste para caralho

Sorte do João não ter ficado de salto alto na época

Senão teria quebrado o pescoço

Muitos idiotas ficariam, no lugar dele

mim: eu tenho - sempre tive - um medo desgraçado de q o joao fique na merda

15:19 como ja aconteceu com tantos escritores bons

tadeu.sarmento: É disso que estou falando

tadeu.sarmento: E depois, vão dizer: gênio

mim: merda de pais q se compraz com a desgraça dos outros

15:22 tadeu.sarmento: É triste.

Na verdade, a "massa" adora destruir um talento

Como disse Elias Canetti

15:23 tadeu.sarmento: Falo "massa" aqui me referindo a esses escritores médios

e talento me referindo ao João

E o João é um talento nato

Um gênio

15:24 Viver onde ele vivia, e tomar toda aquela convicção - pessoal e literária - ao pé da letra...

Isso para mim é genialidade

15:25 Estou para escrever um texto sobre isso e postar lá no quartinho

Mesmo que seja só para dizer que eu não me esqueci dele.

3 Comments:

  • Aqui é a Carol, não lí nada pois estou indo dormir mas vim até aqui então resolvi só dizer um oi e amanhã volto. Beijo!

    By Blogger Ana Carolina Braz, at 03:29  

  • aqui é o jorge, embora nem sempre as evidências atestem isso. eu li seu comentario pq nao durmo. gracias pelo oi e volte sempre. com raiva.

    By Blogger Jorge Rocha, at 19:32  

  • Tá de Mal Comigo

    Nalva Aguiar

    Tá zangado tá
    Tá zangado viu
    Tá zangado é
    Tá zangado sim

    Tá zangado
    Tá de mal comigo
    Tá querendo briga
    Não há nada foi o inimigo
    que fez essa intriga

    Fiz promessa pra ver se consigo
    Conquistar meu bem
    Tenho pressa de falar contigo
    Diga quando vem

    Volta meu benzinho para o nosso ninho
    Volta por favor
    Eu estou sozinho sem o seu carinho
    Sem o seu amor

    By Blogger Bródi "Tom" Negão", at 20:27  

Postar um comentário

<< Home


 
>