O JORNALISMO MORREU !

fevereiro 13, 2007

Jornalismo o que ?

"Então você acha possível um jornalismo independente e imparcial?

Eu acho que o leitor não pode comprar uma mídia só. Se ele ler a Caros Amigos, terá uma visão petista do mundo. Se ele ler a Veja, terá uma visão tucana e pefelista. Ele tem que ler tudo. Uma vez, um procurador me falou uma frase interessante: “é bom quando os gigantes se digladiam, pois a verdade aparece”. Eu acho ótimo que a Caros Amigos defenda o PT cegamente e que a Veja ataque o PT cegamente, pois aí começamos a fazer um juízo de valor a partir da contradição. Nada seria mais chato do que se a imprensa fosse um todo monolítico, pois o que faz avançar a democracia é justamente a contradição. O que não se pode esperar é que lendo a Caros Amigos ou a Veja se tenha uma resposta do mundo, pois as duas revistas são parciais. Na minha opinião, a publicação mais imparcial que tem, por causa de sua independência econômica, é a Folha de São Paulo. É claro que na página de opinião seus colunistas são Sarney, Delfim Neto, etc., mas, na minha avaliação é o veículo brasileiro mais independente."




Cláudio Júlio Tognolli é um dos - poucos, poucos mesmos - jornalistas que admiro. Culpo esse sujeito pela minha insistência em ainda acreditar em um certo tipo de jornalismo. A íntegra da entrevista que ele concedeu para as "recém-jornalistas" Fernanda Abras e Mariana Alves pode ser lida bem aqui, ó.

4 Comments:

  • Ainda terei o meu próprio jornal. E se algum vagabundo vier me cobrar imparcialidade, mandarei-o às favas, não sem antes dar-lhe um chute no traseiro. Ora, essa!

    By Blogger Bródi "Tom" Negão", at 21:18  

  • Ainda bem que foi o jornalismo e não o jornalista, rsss
    Desculpe, não resisti.
    Discordo, sabia? Tudo que leio, leio com isenção, sem que lado político nenhum da força me puxe para lá. O jornalismo é de fato o 4º poder e alguns abusam outros sequer conseguem influenciar a esse ponto, até porque para ler é preciso já ter algum embasamento prévio, pode ser uma porcaria, mas é seu.
    É por aí, meu amigo ;)

    bjimm
    angel

    By Blogger andrea augusto - angelblue83, at 22:42  

  • sim, o tognolli é O cara.
    mas a reportagem que ele fez sobre o santo daime para a rolling stones foi uma das piores coisas que já vi.
    nem evocando hunter thompson o negócio desceu.
    foi uma das poucas vezes que tive vontade de mandar um e-mail para uma revista.
    mas contive meu ímpeto.
    afinal, eu sei ao menos que a intenção foi boa.

    By Blogger Biajoni, at 13:33  

  • brodi, no dia q esse teu jornal for viabilizado, eu quero ser o editor. tenho time completo montado. o problema é o salário - essa raça é por demais apegada ao dinheiro.


    aaaaaaangeeeeeel, vc é um caso raro. preciso comunicar sua existencia aos cientistas. vc precisa ser estudada, mizifia.


    biajoni, meu irmao-em-armas, nao li essa materia na rolling stones. desisti de comprar a revista ja no numero 3 - por motivos consideraveis. nao pretendo gastar o meu tempo e o seu tb listando-os aqui. fora isso, ave tognolli.

    By Blogger Jorge Rocha, at 16:00  

Postar um comentário

<< Home


 
>