O JORNALISMO MORREU !

março 28, 2006

Zombie Journalism

[devo estar ficando velho]

Velhos têm mania de revirar o passado. Velhos esquizofrênicos, digo. Velhos também têm mania de colecionar frases. Eu tenho duas frases exemplares sobre minha profissão – essa aí, que está estampada na minha carteira de trabalho, com número de registro e quetais. A primeira frase está grafada aí em cima. A segunda – que talvez irrite mais os sensíveis de prontidão – é: os melhores jornalistas estão fora das redações. Ainda não sei exatamente como escapei de prováveis linchamentos. Esta é uma profissão de risco.

A primeira frase já virou uma espécie de bordão. A segunda eu já disse várias vezes, na presença de jornalistas e estudantes de Jornalismo. Com propriedade e nenhuma auto-indulgência. Não estou mais em redação desde, deixa ver, desde 2003. Pouco tempo, se considerarmos que entrei nessa em 1993. Mais ou menos na mesma época em que larguei a redação do jornal impresso – quando saí, editava três cadernos, ouié –, passei a dar aulas na faculdade onde me formei, em 1997 – o mito do eterno retorno ? Aulas de Jornalismo On-line, veja você. Dar aulas é uma atividade que sustenta até hoje meus charutos e minhas garrafas de vinho, agora em Belo Horizonte.

De uns tempos pra cá, tenho preferido me concentrar em charutos e vinho do que ler jornais.

No meio de tantas elocubrações sobre “profissão: jornalista”, acabei numa conversa com um dos meus irmãos em armas, George Cardoso – outro que não está nas redações. O conversê lascou sobre as eternas quedas e retornos da exigência do diploma para o santo santo santo exercício do jornalismo. Pensei assim: a atitude evoca condição de morto-vivo. O despertar dos mortos. Walking dead. Zumbi: próxima edição.

Cardoso logo designou: profissão zumbi. Pra zombie journalism, foi apenas questão de verificar o pulso.

É isso. Oficialmente: embarquei nessa história de zombie journalists. Eu faço parte dessa trupe. Jornalista fora de redação, portanto morto - por vontade própria: suicídio com estilo pra manter a sanidade. Regurgitado na vivência, ainda escrevendo. E crendo na ressurreição dos mortos.

Cuidado com os vermes.

[devo estar ficando velho. realmente velho, quero dizer]

4 Comments:

  • eu só não sei no orifício de quem enfiar o... é, vc sabe o quê! hehehe

    By Anonymous Anônimo, at 19:27  

  • Pode crer: também sou ZUMBI.

    By Anonymous Anônimo, at 02:30  

  • às vezes um charuto é só um charuto, e um jornalista é só zumbi, às vezes.

    By Anonymous Anônimo, at 23:25  

  • a hora está chegando. isso é o que nós somos.

    By Blogger Jorge Rocha, at 23:09  

Postar um comentário

<< Home


 
>