O JORNALISMO MORREU !

abril 22, 2007

Coube-lhe a carapuça ?

Enquanto escrevia o texto sobre a invasão dos tuiutis, um dos clones de Keidique saiu de dentro do microondas onde estava aprisionado, subiu na minha mesa de trabalho e colocou o último CD do Tom Zé do player do computador. Quieto estava, quieto fiquei: prescrição médica em relação a momentos freaks. O cover-de-avatar-homuncúlo-de-Fausto-que-anda-e-prolifera começou a se sacudir ao som do batuque, enquanto mudava de forma e incorporava Xico Sá. Aproveitei a onda da invasão e minha última visita ao morgue Broadcast para finalmente transformar este blog em um programa de entrevista:

Recém-formados em Jornalismo saem do curso cientes do que significa "prática crítica" ? Ou estamos despejando profissionais adaptadinhos ao tal do pensamento único ?

Talvez a maior dificuldade seja essa: a devoção, sem questionamento algum, ao pensamento único. Ninguém quebra mais o pau, todo mundo só pensa no seu estagiozinho, no seu empreguinho e dane-se o resto.

Costumo dizer que os melhores jornalistas se encontram hoje – e esse "hoje" pode ser considerado um período longo – fora das redações. Até que ponto eu estou sendo exagerado ?

Sei que pode ficar meio cabotino da minha parte, um sem-redação, confirmar a tese, mas, na boa, estás certíssimo. Não por este mal-diagramado que vos fala, mas por muitos craques de verdade que estão na frilagem geral ou mesmo à margem de tudo. Nos últimos dez anos rolou um processo pesado de enxugamento ou sacanagem mesmo de fato com esses ótimos profissionais que batucavam nas redações, muitos buscaram carreira solo e se deram bem com as suas usinas caseiras de textos

Uma de minhas frases prediletas é "o jornalismo morreu". Me refiro, é claro, ao jornalismo que diz a que veio, que revela seu cunho editorial e que não se atrela a mandos e desmandos – utópico é o cacete. Muita gente fica chocada com a frase. Há motivos ? O jornalismo morreu ?

O jornalismo como na nossa concepção romântica - ou ideal, sabe-se lá - já foi para o espaço ha tempos. Com isso, as condições razoáveis de trabalho, o poder dos jornalistas nas redações (lembro que contestar uma pauta da direção da Folha,por exemplo, pegava bem, era sinal de senso crítico, contestação) também foram para as cucuias ... Hoje só existe obediência cega e medo de perder o emprego ou a boquinha.

Pra não dizerem que não fui implicante e recorrente: revistas como a Piauí e Rolling Stone recuperam o "elán admoestado do jornalismo que diz seu nome" ?

Em reportagens e textos isolados sim, no geral não. A Piaui escorrega num bom-gostismo à New Yorker que às vezes é um saco; a RS se perde na noção do pop brasileiro e elege umas capas, ao meu ver, inteiramente equivocadas. No geral, são duas ilhas onde encontramos, em algumas edições, o chamado prazer do texto.

Estamos realmente presenciando uma geração – valha o termo – de jornalistas na Internet preocupados com o desgastado "fazer jornalístico" ?

Sim, tem muita gente preocupada em, pelo menos, fazer diferente, contar histórias com outra pegada, esquecer os vícios e clichezões do reino de Gutemberg. Gente sem medo de experimentar a nova narrativa da rede.

[nesse momento, a música termina. O avatar “desincorpora”, sacoleja, estrebucha e solta uns trinados que não ouso repetir aqui. Como último suspiro, um recado: “Xico mandou avisar que você ainda deve uma cerveja a ele”.]

6 Comments:

  • Cara! O que a gente faz quando alguém fica puto quando um post serve, como uma luva, como carapuça prá criatura?
    Vou te contar, viu?...
    Nem num blog a gente tem sossego prá dizer o que quer?!

    By Anonymous Anônimo, at 10:23  

  • não esqueci não, ein! me aguarde. abrossão!

    By Blogger marcelo sahea, at 21:02  

  • é isso aí! E vamos aprofundar todos a discussão com uns choppes aqui no Rio! Beijos!

    p.s.
    "uyolyxqr" foi o que apareceu no treco tira teima do seu blog! credo!

    By Blogger Unknown, at 23:32  

  • ana, casos assim a gente resolve com alopatia, chá de ervas e muita porrada.

    marceleza, tô na linha.

    carol, pior se aparecesse "tuiuiu".

    By Blogger Jorge Rocha, at 13:05  

  • se os jornalistas fossem colocados no mercado sabendo apenas quais são os três poderes, os quatro pontos cardeais, os cinco sentidos, o que foi a guerra dos seis dias, quais as sete cores do arco-íris... já tava bom.

    By Blogger Biajoni, at 18:58  

  • Rocha, que merda tá acontecendo no seu blog? conserta esse template, homem.

    By Blogger Bródi "Tom" Negão", at 18:52  

Postar um comentário

<< Home


 
>