O JORNALISMO MORREU !

abril 18, 2007

A invasão dos tuiutis

Nos últimos dias, meu profile no Orkut e meu email têm sofrido uma invasão. Como se fosse uma cena de “Os Pássaros”, de Hitchcock, estudantes da Universidade do Tuiti do Paraná, em Curitiba, apareceram do nada, perguntando “você é webjornalista ?”. Pergunta esta que era feita quase em uníssono; um tantinho assim e seria possível ouvir um “nunca mais”. Um professor – ou professora; não sei, não conheço, isso nasceu aí – encomendou um trabalho sobre webjornalismo, talvez com o seguinte comando: procurem webjornalistas e perguntem como é a rotina de trabalho deles.

A maior parte dos alunos que me contatou por email chegou até meu nome por conta de buscadores – vá lá, faça você também um teste com tua search engine predileta. O pedido de todos eles: uma entrevista. Chegou um ponto em que cansei de responder que não trabalho como webjornalista – ao menos, não do modo que eles pensam –, mas que sou professor de Jornalismo Digital I e II da Universidade Fumec e responsável por este site-laboratório. Como a invasão não cessava e as perguntas eram basicamente as mesmas, resolvi responder as que todos abordaram e publicar bem aqui. Não sei quanto a de vocês, universitários da UTP – emails sugerindo novos significados para esta sigla serão bem-vindos –, mas isso facilita minha vida. Be cool.

Como é a rotina do trabalho de um webjornalista?

Depende do que você chama de webjornalista. E da publicação webjornalística. A rotina produtiva deste profissional difere em relação a portais, versões online de outras mídias e publicações que não possuem versão offline. No caso do site de Jornalismo Digital que coordeno, os alunos têm contato com várias modalidades práticas, desde atualização constante até apuração e forma de escrita mais apurada nas matérias especiais. Mas a idéia central é pensar em uma linguagem apropriada para esta mídia, tendo sempre em mente um processamento cognitivo que não seja atrelado a modus operandi massivo.

Por que resolveu seguir essa área?

Justamente por conta das potencialidades de um meio de comunicação não-massivo, que proporciona práticas como o Webjornalismo Participativo.

Porque o jornalismo on line tem crescido muito nos últimos tempos ?

Pelas possibilidades interacionais viáveis, pela contraposição de informações e pela diferenciação comunicacional não-massiva. Claro que há outros fatores mais; no entanto, acredito que estes têm se mostrado alguns dos mais representativos e que merecem uma atenção especial quando analisados.

Que dica daria para quem quer seguir essa área?

A primeira providência: se você estiver na Universidade do Tuiuti, cante como um tuiuiú. Segundo: buscar a tal da diferenciação comunicacional não-massiva que citei ali em cima. Ou seja, pensar na Internet e não para a Internet.

5 Comments:

  • A pergunta que não quer calar : o que ser FUMEC ? Fundação dos Urubus Malas Em Cólera ? ou FUndação dos Macacos sem Espelho em Casa ?

    By Anonymous Anônimo, at 19:08  

  • sim FUMEC é um nome muito lindo....
    Vc é um preconceituoso. Ainda por cima mal e porcamente tem um mestradinho e ainda é metido!!! Vai publicar em revistas rankeadas pelas Capes e dá uma passeadinha na compós, melhorando esse teu lattes capenga antes de falar a priori das instituições alheias.

    By Anonymous Anônimo, at 11:45  

  • "ibrahim". lembre-se do stanislaw ponte preta. se nao fosse tu, o que seria de mim ? e fumec significa fui usurpar malas em curitiba. vide os tuiuius.

    caro(a) tuiuiu anonimo(a) do sul (?):
    tu vai se formar em jornalismo ? já se formou ? tá comprovado: morreu mesmo.
    [e sou metido antes de ter um mestradinho mal e porcamente*. é por isso que atraio freaks como tu.]





    * oinc oinc.

    By Blogger Jorge Rocha, at 13:03  

  • Mas essa tua grosseria é impressionante!!! Trouxa!!!! Você é um zé ninguém e ainda quer falar mal das universidades dos outros. Como disse o anônimo dá uma melhorada nesse teu currículo falcatrua e pára de usar frases de efeito pra enganar trouxas. E antes que eu me esqueça enfia tuas citações intelectualóides e teu mal gosto no teu rabo.

    By Anonymous Anônimo, at 15:10  

  • garota "enchaqueca" do "mal" gosto - ugh: oinc oinc proce tb.

    perai que vou traduzir teu "discurço":

    blá blá blá blá. blá blá. blá. blá blá.

    tuiuius anonimos, façam um favor à humanidade: saiam para tomar umas cervejas, joguem conversa fora, derrubem um governo ... qualquer outra atividade que nao seja "asucrinar" este dignissimo blog-blefe.

    By Blogger Jorge Rocha, at 16:10  

Postar um comentário

<< Home


 
>