O JORNALISMO MORREU !

agosto 18, 2006

Digg that groove

A revista – valha o termo – Época dessa semana, essa aí com a Chiquinha – do Chaves – na capa*, vem com uma matéria sobre Jornalismo Open Source. Intitulada Você faz a notícia – palmas pela originalidade –, a matéria trata de sistemas colaborativos de informação, apresentando os sites Digg e Oh My News International. Se vocês olharem bem, poderão ver que dou meus pitacos por ali, ainda citando a Universidade Fumec e o projeto de pesquisa sobre Participatory Journalism que coordeno. Infelizmente, vem aquela velha reclamação que todo jornalista está acostumado a ouvir de seus entrevistados: a repórter Renata Leal, atenciosa ao telefone – como toda boa repórter –, pinçou apenas minhas falas mais beabás possíveis. E isso acontece logo comigo, que sou um cara hermético e fechado prum gueto !

Além dessa aparição em uma das publicações das Olganizações Grobo, também tive dois artigos aprovados para o primeiro congresso da seção brasileira da Ulepicc (União Latinoamericana de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, na UFF. Um dos artigos foi realizado com a professora Valéria Machado, que dá aulas de Jornalismo Online em minha cidade natal, Campos. Espero eu que esta seja uma longa parceria. Em breve, deixo um resumo desses artigos neste blog.



* Vocês devem conhece-la como Heloísa Helena.

agosto 01, 2006

Há quem prefira porcos

Para meu pai, no dia de seu aniversário

Existi no momento em que o homem descobriu que poderia matar o outro com uma pedrada na cabeça. Por uma nova manha, me fiz. Desde aquele momento, desconfiei que minha mão contorcida ainda seria colocada em um vidro com formol. Os dedos fechando punho. As unhas bem aparadas. As linhas na palma traçando railways. Tatuei nas costas das mãos localização de ossos: como se entalhasse casca de ferida e souvenir de falanges. Nem minha aliança haveria de ser retirada. Nenhum desses atos foi punitivo. No meio tempo, destravei minhas desesperanças na repetição de algumas palavras sussuradas em orelhas alheias. Atente agora, pois sopro para o bispo Binsfeld uma codificação histórica de trava-cóccix: CGAOLEP. Lucifer gobernaba el orgullo; Mammon, la avaricia y Asmodeo, la lujuria. Satán dominaba la ira, mientras que Belcebú, Leviatán e Belfegor reinaban sobre la gula, la envidia e la pereza. Nos afrescos tormentosos, aprecio a incapacidade de me reconhecer. Apagar vestígios, confundir rastros: eu trabalho enquanto os outros dormem.


 
>